O Projeto "Nós Propomos"




O Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica envolve os seguintes parceiros:  IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (Prof. Sérgio Claudino, coordenador nacional do projeto); Esri Portugal, a Câmara Municipal do Seixal, tendo sido representada pela Srª Vereadora do Pelouro da Educação, Juventude e Modernização Administrativa e a Escola Secundária Manuel Cargaleiro, representada pela Srª Diretora, Lurdes Ribeiro.
A sessão de assinatura do Acordo de cooperação contou com a presença dos 48 alunos envolvidos no projeto do 11º ano, turmas F e G. O projeto iniciou em setembro com a identificação de problemas do território. Encontra-se em fase de  caraterização dos problemas e apresentação de soluções territoriais sustentáveis. O projeto culminará com a apresentação pública dos trabalhos dos alunos no Seminário Nacional a realizar no IGOT no dia 26 de Abril.
O projeto é coordenado pelas professoras de Geografia, Adriana Cabral e Fátima Veríssimo.
Todos os grupos de trabalho, no total de 11, já tiveram reuniões com os técnicos da CMS, de acordo com a especificidade dos problemas abordados. Têm tido, igualmente um acompanhamento da Drª Ana Mestre, no sentido de compreender melhor as linhas orientadoras do PDM. As reuniões decorreram durante o mês de janeiro. Todo o trabalho tem sido articulado pela Divisão de Educação, na pessoa da Helena Teixeira.
No geral, os temas abordam problemas detetados pelos alunos, através dos contactos com a população local, com as suas vivências territoriais e da aplicação de inquéritos, tais como: o estado de conservação de estradas, a requalificação de alguns espaços públicos, a mobilidade sustentável na deslocação para a Fonte da Telha, o deficiente escoamento de águas pluviais na nossa escola, o aterro sanitário de Vale de Milhaços, a recolha de resíduos sólidos urbanos. 
Com este projeto pretende-se que os jovens desenvolvam um "olhar" crítico sobre o território e que exerçam o seu direito de cidadania de forma consciente, intervindo no território, através da apresentação de propostas sustentáveis.


                               Turmas participantes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.